COVID19 - Plano de Contingência Lusoclinic

COVID19 - Plano de Contingência Lusoclinic

A pandemia que se instalou transformou a vida como a conhecemos, tanto a nível pessoal como profissional.

Em prol da segurança de todos, a LusoClinic implementou um protocolo rigoroso, e de cumprimento obrigatório, por todos os colaboradores das clínicas LusoClinic Beauty and Care by Dr. Abraham Clinic . Assim, durante a contingência por SARS-COV-2, sempre que visitar uma clínica LusoClinic poderá verificar o cumprimento das orientações da Direção-Geral da Saúde.

O que é o SARS-COV-2?

Mais conhecida por COVID-19, a doença foi pela primeira vez descrita em dezembro de 2019 na cidade Wuhan, China. É um vírus altamente contagioso que se transmite, de pessoa para pessoa, por meio de gotículas de saliva provenientes da tosse e dos espirros, mas também pelo muco produzido pela mucosa respiratória e pela secreção ocular quando se tem contacto próximo com pessoas doentes, a menos de 2 metros de distância e sem os devidos Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

Cerca de 80% dos infetados são assintomáticos. Grande parte do grupo afetado com sintomas apresenta indícios semelhantes a uma constipação (tosse seca, febre, dores musculares, rinorreia, anosmia e cefaleia). Em casos mais graves, acompanha-se de dificuldade respiratória que pode precisar internamento e, no pior dos cenários, de suporte ventilatório nas Unidades de Cuidado Intensivo (UCI).

Novo protocolo para a desinfeção do espaço.

Todas as equipas da Lusoclinic estão devidamente formadas e informadas acerca da nova metodologia de atendimento. Queremos recebê-la/o em segurança e, por isso, tomámos várias medidas em prol do combate à propagação do vírus. Assim, a partir de agora, a equipa da LusoClinic tem o dever de cumprir o seguinte Plano de Contingência:

  • Colocar o Equipamento de Proteção Pessoal (EPI) antes de iniciar a sua jornada laboral, composto por: máscara respirador P2, bata descartável impermeável, óculos com proteção lateral, luvas de nitrilo de punho alto, socas, touca e fita adesiva hidrófoba.
  • Desinfeção de cabines e consultórios, com produtos verificados quanto à sua eficácia. Com especial atenção às superfícies que estão com maior frequência em contacto com as mãos e antebraços, tais como cadeiras, marquesas, maçanetas e secretárias.
  • Todo o material deve ser descartado após utilização única.
  • Desinfeção com álcool etílico 70% de equipamentos utilizados nas clínicas para a realização dos mais diversos tratamentos (laser, ultrassom, radiofrequência, balanças, etc), após cada utilização. Apesar de estes materiais serem considerados equipamentos não críticos, uma vez que só têm contacto com a pele intacta e não com mucosas, sendo o nível de desinfeção recomendado baixo.
  • Entre consultas, todos os materiais do consultório, desde a marquesa à cadeira onde se senta, são desinfetados e, por esse mesmo motivo, pedir gentilmente ao próximo paciente que aguarde 10 minutos.
  • As viseiras dos profissionais são desinfetadas entre consultas.
  • Disponibilização de dispensadores de SABA (solução de base alcoólica) em pontos estratégicos das clínicas.
  • Retirar da sala de espera todas as revistas, flyers, preçários e qualquer elemento que potencie o risco de infeção.
Image

Agendamento de tratamento.

agendamento de consulta deve ser feito via telefone e, durante esta chamada, é feito um breve inquérito para despiste de sintomas associados à COVID-19. Inquérito este que será repetido no momento da confirmação da consulta, também por via telefónica, e à sua chegada.

A fim de evitar acumulação de pessoas na clínica, serão apenas agendadas duas marcações em simultâneo. Na sala de espera só poderá estar presente um paciente e na receção o mesmo número. É de extrema importância que seja pontual para evitar aglomeração e que o distanciamento social (mínimo 2 metros) seja respeitado.

Quanto ao pagamento das consultas, pedimos encarecidamente que o faça em cartão ou por transferência bancária previamente.

A chegada à clínica.

Deve dirigir-se à clínica sozinho/a, mas caso não seja possível, poderá ter no máximo um acompanhante, também este sujeito ao cumprimento do protocolo de segurança. Logo à chegada, com o seu consentimento, é medida a temperatura com um termómetro laser, e vamos pedir que desinfete as mãos com SABA. Se apresentar uma temperatura acima de 37.5ºC, será orientado para entrar em contacto com o SNS24 e a sua consulta é remarcada para após 30 dias, estando as condições reunidas para o efeito.

De seguida, o colaborador responsável irá borrifar álcool 70% na sua roupa e fornecer-lhe uma bata, touca e ainda proteção para cobrir o calçado. Pedimos que no dia do tratamento compareça sem qualquer tipo de adereço como joias, relógios, fios, pulseiras ou anéis. No entanto, poderá comparecer com uma mala que, aquando a sua chegada, será colocada num saco plástico para evitar contacto com os colaboradores da clínica.

O uso de maquilhagem é desaconselhado, assim como outros produtos na pele, exceto o protetor solar. Deverá entrar na clínica com uma máscara cirúrgica e mantê-la durante a sua estadia. Se não trouxer, não há motivo para preocupação, pois podemos providenciar-lhe uma.

Agora sim, está apto/a para iniciar a sua consulta.

À saída da clínica.

Terminado o tratamento, ser-lhe-ão dadas recomendações de cuidados a ter em casa, assim como a indicação (se se justificar) de quando deverá regressar à consulta de revisão. Antes de abandonar o espaço, pedimos que higienize as mãos antes de retirar a máscara facial e, após o seu descarte, que higienize novamente as mãos para eliminar qualquer contaminação que haja na sua pele depois do contacto com a máscara utilizada.

Quanto ao lixo efetuado, este será depositado ao fim do dia em contentores específicos para este tipo de resíduos (lixo contaminado).

Se todos contribuirmos, tudo ficará bem.

Para a segurança de todos, o protocolo de contingência estabelecido nas clínicas LusoClinic deve ser respeitado. Queremos muito receber a sua visita e continuar a apoiar a sua jornada em busca da melhor versão de si.

Porque não aproveitar para marcar a sua consulta agora?

PORTO - ALAMEDA SHOP&SPOT
PORTO - ALAMEDA SHOP&SPOT

Rua dos Campeões Europeus
28-198, Loja L219
4350-414 Porto
T: 224 001 418
Tl: 935 196 311

MATOSINHOS - MAR SHOPPING
LEIRIA - LEIRIA SHOPPING
LISBOA - ALEGRO SINTRA
C.C. CASCAISHOPPING
MAR SHOPPING ALGARVE